Rate this post

Ácaros: Saiba tudo sobre esta praga e como eliminá-lo!

Ácaros


Sabe quando você chega num lugar e logo o nariz começa a te incomodar, os espirros começam ou a pele coça? Fique sabendo: uma reação alérgica está para começar!

Mas, cá para nós, não é nada bom ter de lidar com esses sintomas todos os dias. Afinal, cerca de 30% da população mundial sofre com crises de asma e/ou rinite. Para evitar esse mal, vamos compreender por que estas crises ocorrem.

Sabe qual é a primeira descoberta? A gente dorme com o inimigo todos os dias! Exatamente, os grandes vilões por agravar doenças respiratórias e desencadear alergias estão bem ali, no colchão, nas almofadas, nos sofás e nos tapetes. Eles são os ácaros!

No mundo existem cerca de 50 mil espécies diferentes de ácaros descritas pela ciência, que representam uma minúscula fração diante da diversidade geral de ácaros existentes no mundo, segundo acarologistas (cientistas que estudam os ácaros).

Os ácaros domésticos são pequenos, praticamente invisíveis, e são os responsáveis por causar diversas doenças alérgicas nos seres humanos, comorinite alérgica, asma, conjuntivite alérgicas e dermatite atópica.

Diante dessa informação, fizemos uma pesquisa mais profunda sobre esses bichos e vejam o que mais encontramos sobre eles:

O que são os ácaros?

Ácaros

Os ácaros são animais invertebrados com membros rígidos e articulados, semelhantes aos carrapatos, e fazem parte da classe dos aracnídeos.

Muito encontrados na natureza, estão também dentro das casas. Um metro quadrado de um tapete em uma casa pode conter cerca de até 100 mil ácaros. Os chamados ácaros domésticos são bem minúsculos, invisíveis a olho nu, e medem cerca de 0,5 milímetro.

 

Onde eles moram?

Os ácaros domésticos se instalam bem dentro das fibras de tapetes, travesseiros, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de cama. Ou seja, em vários lugares da casa que geralmente o ser humano têm muito contato.

Eles amam lugares úmidos, mas adoram mesmo é os colchões. Segundo especialistas, há mais de 1,5 milhão de ácaros dividindo a cama conosco! Acredite se quiser: depois de dois anos da utilização de um colchão, 10% do peso dele é composto por ácaros! Incrível isso, não é? Pois é verdade!

Mas não acaba por aí, os ácaros estão mais perto de nós do que possamos imaginar e, por isso, nos incomodam tanto. Estima-se que, após dois anos de uso, um terço do peso de um travesseiro seja composto por ácaros e seus excrementos.

Os especialistas recomendam a troca de travesseiros e colchões após esse período. Para quem não consegue atingir esse objetivo, a Arte Clean Brasil oferece alguns serviços bastante eficazes para combater esse mal, que vamos mostrar mais à frente.

Porém, não é só em ambientes domésticos que um ácaro se instala! Em ambientes corporativos também existe um fluxo constante de pessoas, assim como em cinemas, teatros, auditórios. E adivinhem quem vai estar lá? Isso mesmo, esses pequenos bichos!

Como eles se alimentam?

Estes bichos não moram nos colchões e em outros ambientes tão próximos de nós por acaso. Os ácaros alimentam-se de escamas de pele humana e de animais e são verdadeiras pragas domésticas (os tipos que vivem em ambientes domiciliares se reproduzem mais ligeiramente).

Esse processo funciona da seguinte maneira: a pele humana possui uma camada mais fina e superficial, conhecida como queratina, que se renova sempre por meio da descamação em processo fisiológico.

Por isso, quando a pessoa se deita na cama, no sofá, ou entra em contato com as almofadas ou tapetes, principalmente em lugares úmidos e quentes, essa camada da pele vai se renovando, por meio da descamação, e com isso elimina restos de tecido e demais componentes que servem de comida para esses ácaros.

Estes bichos se alimentam desses restos de “pele morta” e ali mesmo fazem suas necessidades. Cada ácaro elimina, em média, 20 excrementos por dia!

Mas por que os ácaros provocam alergias?

Como estão muito próximos do ser humano, é bastante comum que o mesmo inale diariamente os excrementos dos ácaros e até mesmo restos desses bichos. Dentro do nariz, estas partículas entram em contato com os macrófagos, um tipo de célula de defesa do nosso organismo que libera uma substância chamada histamina.

Esse processo causa uma irritação nas terminações nervosas, que desencadeia a coceira, estimula a produção de catarro e os espirros. E então, começa uma crise alérgica!

Esse é apenas um dos processos alérgicos aos quais os ácaros e seus excrementos nos acometem. A alergia ainda pode prejudicar os pulmões de algumas pessoas e funcionam como um disparo para a asma, fechando os brônquios, tubos por onde passa o oxigênio, e dificultando bastante a respiração.

Para as pessoas que já estão em uma situação de crise alérgica, recomenda-se consultar um especialista para avaliar o melhor tratamento. E aí fica a pergunta: como podemos evitar que isso aconteça?

Como combater os ácaros?

O tratamento das doenças causadas por ácaros se inicia com a prevenção. Para as pessoas que sofrem com asma e alergias respiratórias, os especialistas aconselham evitar a utilização de travesseiros de pena devido à maior presença destes microrganismos.

É recomendado manter os travesseiros no sol durante o dia. O calor diminui a umidade e cria um ambiente inóspito para que o ácaro se reproduza. Porém, o sol não elimina os resíduos dos bichos, por isso é necessário que seja feita uma aspiração profissional para eliminar completamente o problema.

Quem tem bicho de estimação em casa deve se preocupar em lavar as patas quando ele volta da rua, para eliminar a sujeira. O mais indicado é utilizar água e sabão neutro, mas podem ser usados também sabonetes antibacterianos ou lenços umedecidos. Em caso de pessoas alérgicas, a dica principal é dar banho no animal 1x por semana.

Além disso, o mais importante mesmo é manter os colchões, sofás e ambientes sempre higienizados. Para isso, é recomendada a limpeza profissional de colchões e a lavagem de estofados em geral.

Com equipamentos de última geração e uma equipe altamente qualificada, as empresas especializadas nesse tipo de limpeza, como a Arte Clean Brasil, vão à sua casa e fazem uma lavagem semi a seco nos seus estofados – seja no colchão, no sofá, tapete, poltrona ou até mesmo no carro! Sim, devemos lembrar que as poltronas dos veículos também acumulam ácaros e bactérias.

Como funcionam os serviços de limpeza da Arte Clean Brasil?

limpeza de sofá

A limpeza de estofados elimina de vez os ácaros

Se você ficou interessado em contratar um serviço de limpeza profissional, vamos te explicar um pouco de como funciona a limpeza da Arte Clean Brasil.

Fazemos a limpeza semi a seco para todos os tipos de sofás, colchões e carpetes, além de outros estofados. Essa é a melhor solução em limpeza para eliminar de vez os ácaros e a sujeira desses ambientes e ainda é capaz de remover os resíduos corporais (das pessoas e dos animais) que tanto atraem esses organismos.

A limpeza também é indicada para retirar aqueles resíduos de alimentos que ficam nos estofados e até sujeiras de obra. No fim da limpeza, seu estofado fica limpo e cheiroso, do jeito que você gosta!

E o melhor é que a limpeza acontece dentro da sua residência. É só ter acesso à rede elétrica para ligar os equipamentos. Além da limpeza, é possível realizar também a impermeabilização de todos estes itens. Assim, você impede que a umidade entre no estofado, o que reduz a proliferação dos ácaros. Você já aprendeu que eles adoram um ambiente úmido, não é?

Mas por que preciso de uma empresa especializada para fazer a limpeza?

Você pode fazer uma limpeza comum no seu colchão, para manter a cama sempre limpa e retirar manchas. Porém, esses métodos de limpeza tradicionais, não são capazes de remover totalmente os ácaros, bactérias e fungos.

O procedimento correto para a manutenção e higienização dos colchões requer treinamento e conhecimento específico, uma vez que, como vimos acima, são ambientes propícios para o acúmulo de microrganismos já que eles se desenvolvem facilmente nos colchões.

As lavagens e aspirações caseiras podem reduzir os problemas, mas não são as melhores alternativas, pois, além da probabilidade de causar danos irreversíveis ao material, podem até potencializar o desenvolvimento de microrganismos nos estofamentos.

A Arte Clean é especialista na limpeza de colchões. E não apenas isso, mas lavamos também travesseiros, pillow tops, camas box e todos os tipos futóns, para que seu quarto fique sempre livre de ácaros.

Na sala ou no escritório, conte com a limpeza de sofás e estofados e, assim, sua casa ficará totalmente limpa!

Que tipo de produtos a Arte Clean Brasil utiliza?

A limpeza da Arte Clean Brasil é feita com produtos antifúngicos e antibacterianos. Além de garantir uma estética inigualável, deixando seu sofá com cara de novo e com aquele cheirinho de limpeza, o serviço garante a remoção dos ácaros, que podem ser nocivos à saúde de qualquer pessoa. Para isso, a Arte Clean utiliza os melhores produtos do mercado.

Toda a linha de equipamentos da Arte Clean é importada, sendo o maquinário de origem europeia e os xampus de patentes japonesas, o que ajuda a garantir o elevado padrão de qualidade apresentado pela empresa em cada serviço.

O produto é aplicado com um borrifador e, logo em seguida, aspirado a vácuo para remoção completa da água com a sujeira impregnada. A secagem é rápida e no mesmo dia você já pode utilizar os móveis da sua casa.

Agora, é só respirar tranquilo, livre de alergias!

Entre em contato conosco agora mesmo via Whatsapp para fazer o seu orçamento!

Confira todos os outros serviços que estão a sua disposição!

Outros bairros que também atendemos!

Categorias: Saúde

Deixe uma resposta

1
Olá!
Como posso ajudar?
Powered by